Ser adolescente não é apenas ser leigo, astuto e curioso. Todo o resto se faz complemento.
Ser adolescente é soltar palavras ao vento, sabendo o quanto elas doem, arrepender-se na mesma hora e não dar jamais o braço a torcer. É não ter responsabilidade, não ter medo de errar, não ligar ao escutar broncas, cansar-se de não fazer nada, ser irônico ao extremo, provocar, fazer biquinho, ter medo da verdade.
(mais informações para continuar lendo, obg.!)
A adolescência, é o tempo de cada um se descobrir. De encontrar os verdadeiros amigos, a quem vamos levar por toda a vida. É o tempo de arrepender-se dos erros, de consertá-los e aprender a evitá-los. Decepcionar-se com as juras de amor em vão, das paixões fracassadas, com as falsas amizades. É saber dizer não, quando for preciso. Saber se defender e a quem mais necessitar, é aprender a ser justo e espelhar-se a quem admiramos, mesmo que não seja mais velho e experiente. É quebrar regras, ser oportunista, interesseiro, imprevisível e feliz. Só saber e acreditar no que queremos, achar que todos os outros estão errados, até quando quebramos a cara. É ser uma eterna criança madura. É aprender que a vida não é para sempre o que nós desejamos e planejamos. A vida está em constante mudança e nós nunca sabemos o dia de amanhã. Não sabemos quando vamos partir e quando as pessoas que amam vão nos deixar. Temos que estar sempre prontos e preparadas para o que der e vier. Ser adolescente é o melhor e o pior de todos os desafios. É a fase em que nos preparamos para a vida adulta. Quem brinca e não sabe dividir o momento certo de cada coisa, é um candidato ao sofrimento, a dor e a morte precoce. Bem-aventurados aqueles conseguem agir com a razão e não com a emoção, ou será que não é ao contrário? As dúvidas sempre permanecem, até o ponto em que as vivemos para responder. Que os alienados aprendem a agir por si só pra não sofrerem mais tarde e façam os que os amam sofrer também, que abram o olho enquanto podem.
Que todos encontrem o tempo certo de reconhecer o erro, que não seja tarde demais e que não tenham medo de assumi-los. Porque ser adolescente é ter que tomar as decisões mais difíceis.
É aprender, duvidar, impor, chorar, sorrir, magoar, perdoar. A adolescência não tem fim, e há quem diga que nunca a viveu, por sempre ter errado e nunca ter pensado em mudar. Então, viva sempre como se fosse o último dia, deixe de besteiras, de preconceitos, e saiba viver. Porque os erros cometidos propositalmente não há arrependimento, nem perdão. Há uma diferença enorme de ser adolescente e rebelde sem causa, então, não confunda. E seja muito feliz aproveitando o melhor da vida!
Nenhum comentário:
Postar um comentário