expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Quero ficar no teu corpo


Você tem tatuagem? Pensa em fazer? Dicas importantes para cuidar desse desenho que vai acompanhá-lo pela vida toda.



 
 A atenção deve ser redobrada ao deixar o estúdio do tatuador. O risco de infecções é alto, porque, afinal, a agulha faz milhares de microfuros para depositar a tinta na derme, camada profunda da pele. E, se o local  infeccionar , o desenho pode ficar com imperfeições.
Aos 29 anos, Camila Pavanelli exibe cerca de 25 tatuagens - ela mesma já perdeu a conta. A primeira, na lateral do tronco, ela fez aos 15. No início, não estava nem aí para os cuidados recomendados pelos tatuadores. Resultado: os traços perderam a definição. Agora, é supercuidadosa. "Fujo do sol e, nas raras vezes que vou à praia, cubro todas as ttuagens com bloqueador solar", conta.
Escolher e desenhar no corpo uma tatuagem é coisa séria, do tipo que vale fazer na curtição do momento: tem de pensar muito bem para que ela combine com você e com seu estilo durante toda a vida. E ainda precisa ter disposição para cuidar dela e mantê-la sempre linda.
Para ter uma ideia, até a decisão sobre  tamanho da tatuagem determina por quanto tempo ela vai ficar perfeitinha: "Para as pequenas, utiliza-se uma agulha mais fina, que libera menos tinta, com um traço superficial. Então, o contorno preto dura menos", explica Akemi Higashi, tatuadora do Led's Tattoo, em São Paulo.
Ao longo do tempo, é comum a tatuagem perder, digamos, o viço. "Os traços ficam esverdeados ou levemente borrados e as cores desbotam", avisa Akemi. Por isso, vale considerar que, após alguns anos, pode ser necessário retocar. Para aumentar esse intervalo ou eliminar a necessidade de refazê-la, é superimportante  proteger a tatuagem proteger a tatuagem do sol, um dos principais vilões dessa história. "A radiação ultravioleta atinge a derme e provoca um processo inflamatório que resulta na reabsorção dos pigmentos", diz Luciana Conrado, dermatologista de São Paulo. Resultado: aos poucos o desenho vai esmaecendo.
A radialista Vanessa Mesquita, 21 anos, é novata no mundo das tattos. Fez a primeira há cerca de um ano e, alguns meses depois, emendou a segunda. As suas permanecem intactas, porque ela faz o tipo CDF. "Segui todas as recomendações do tatuador e aplico filtro solar todo dia, já que elas então em regiões muito expostas." Empolgou-se? Então siga esse traço.

Um comentário:

  1. Tatto é uma coisa muito seria pra se fazer, tem que ter significado, não pode apenas ser um desenho na pele, essa tatto de lagarto ( que é minha ) tem significado de proteção, é de origem maori, tenho outra tattoo, meio braço fexado, tbm maori, cheia de significados, o bom é que hoje em dia o preconceito é quase algum em relação a tatuagem, cuidar bem dela tbm é algo fundamental, senao a pigmentação sai e fica horrivel com o passar do tempo, fica ai a dica pra galera que curte e quer fazer uma tbm !

    ResponderExcluir